06 outubro, 2008

Como surgiu o Dia das Crianças no Brasil...




A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerido pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920.

Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos.

O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas.

A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!

Dia das Crianças no Mundo

Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.

Dia Universal da Criança

A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.
____________________________________________
E...repetindo...

O primeiro brasileiro que teve a idéia de criar um dia que homenageasse as crianças foi o então deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 1920. A idéia logo foi aprovada pelos outros deputados, e em 1924 o presidente Arthur Bernardes oficializou a data através do decreto 4867, de 5 de novembro.

Dessa maneira, o dia 12 de outubro passou a ser a data de comemoração do Dia da Criança no Brasil. A data, porém, não pegou logo de cara. Apenas na década de 60, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" é que a data passou a ser comemorada.

O sucesso de vendas foi tão grande que naquele mesmo ano outras empresas do ramo criaram algumas “semanas da criança” com o intuito único de aumentar as vendas. No ano seguinte os fabricantes de brinquedos se uniram e “ressuscitaram” o antigo decreto do presidente Arthur Bernardes, elegendo o dia 12 de outubro como data oficial para todo o comércio do setor.

A comemoração do Dia das Crianças no mundo, porém, acontece nas mais diferentes datas (sem falar no estilo das comemorações!). Na Nova Zelândia, o Dia da Criança é sempre o último domingo de outubro. A cada ano, as crianças escolhem um animal nativo do país para homenagear.

Dia Internacional da criança no rádio e na TV
Anualmente, no segundo domingo de dezembro, mais de 2 mil emissoras de rádio e TV de 170 países abrem espaço para crianças participarem da criação de programas e dizerem o que pensam.


Na Iugoslávia, o Dia das Crianças é comemorado no dia 22 de dezembro. A tradição manda os pais brincarem de amarrar seus filhos para depois soltá-los, já que são bons meninos. A folia vai até o domingo seguinte, Dia das Mães, quando os filhos brincam de amarrar as mães e soltá-las em troca de doces e guloseimas. E, no próximo domingo, os pais entram na brincadeira e são soltos em troca de presentes para as crianças.

A Turquia celebra o Dia das Crianças no dia 23 de abril. Assim como no Brasil, as crianças passeiam com seus pais e ganham presentes. Na Índia, o Dia das Crianças é no dia 14 de novembro, e serve também para comemorar o aniversário de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro da Índia quando o país se tornou independente do Reino Unido.

A comemoração mais “diferente” é a do Japão. No dia 5 de maio é celebrado o Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Nessa data, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Come-se bolo de arroz recheado de feijões vermelhos e enrolado em folhas de carvalho e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu. E pensar que tem “brasileirinhos” que reclamam de comer algumas folhas de alface hein...

A ONU (Organização das Nações Unidas), por sua vez, comemora o Dia Universal das Crianças. A data é celebrada em 20 de novembro quando é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. No Brasil, o direito das crianças e do adolescente é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Declaração dos Direitos das Crianças

1. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.

2. Toda criança deve ser protegida pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possa se desenvolver física e intelectualmente.

3. Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4. Toda criança tem direito à alimentação e a atendimento médico antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à mãe.

5. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm direito à educação e a cuidados especiais.

6. Toda criança tem direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.

7. Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer.

8. Toda criança tem direito de ser socorrida em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes.

9. Toda criança deve ser protegida contra o abandono e a exploração no trabalho.

10. Toda criança tem direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.





__________________


Veja aqui a história do surgimento de alguns brinquedos


...

Nenhum comentário: